Projetos

Projeto SoftVisInt

Em ambientes com tarefas variadas, interpretar a grande quantidade de informações disponíveis acaba sendo um objetivo complexo. Assim, técnicas e recursos de visualização de informação se tornam alternativas interessantes para acompanhar os resultados nesse tipo de situação.

Ler mais

Projeto CDSoft

O  Projeto CDSoft (Colaboração e Disciplina no Processo de Desenvolvimento de Software) visa estabelecer uma abordagem e desenvolver um suporte computacional para a composição de processos de software de uma forma sistemática e dinâmica.

Ler mais

Odyssey

O principal objetivo do projeto Odyssey é prover mecanismos, baseados em reutilização, para o desenvolvimento de software, servindo como um arcabouço onde modelos conceituais, arquiteturas de software, e modelos implementacionais são especificados para domínios de aplicação previamente selecionados.

Ler mais

Brechó

O desenvolvimento baseado em componentes (DBC), de acordo com as pesquisas em reutilização de software, apresenta-se como uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos. Atualmente, a maioria dos produtos de software disponíveis no mercado utiliza uma abordagem de desenvolvimento em blocos monolíticos, formados por um grande número de partes interrelacionadas, onde o relacionamento entre estas partes não fica evidenciado através de uma interface bem definida.

Ler mais

EvolTrack

O projeto EvolTrack foi concebido inicialmente como um meta-sistema de visualização de software. No entanto, o principal objetivo não era construir apenas um sistema específico de visualização capaz de apresentar o ciclo de evoluções do software; trata-se de uma infraestrutura flexível e reutilizável para incorporar diferentes tipos de sistemas de visualização. Note que este ponto de variação provido pelo EvolTrack está baseado em fontes de dados e métodos visuais utilizados para representar esta informação.

Ler mais

RioSIM

Modelagem e simulação são ferramentas poderosas na tomada de decisão e na melhoria de processos. Ao modelar processos de negócios e suas relações com o ambiente no qual uma organização realiza suas atividades, diferentes estratégias e decisões táticas podem ser analisadas sem os riscos e custos da adoção delas em ambientes de produção. A indústria de desenvolvimento de software se esforça para melhorar seus negócios, aumentando sua habilidade de atender cronogramas de projetos, reduzir custos de desenvolvimento e aumentar a qualidade dos produtos. Por analogia com outras indústrias, modelagem e simulação podem ser caminhos promissores para atingir estes objetivos.

Ler mais