O principal objetivo do projeto Odyssey é prover mecanismos, baseados em reutilização, para o desenvolvimento de software, servindo como um arcabouço onde modelos conceituais, arquiteturas de software, e modelos implementacionais são especificados para domínios de aplicação previamente selecionados.

O uso de técnicas de reutilização nas fases iniciais do desenvolvimento de aplicações baseadas em componentes facilita a reutilização de componentes em fases mais avançadas do desenvolvimento.

Uma infraestrutura de suporte à reutilização baseada em modelos de domínio pode ajudar na utilização efetiva da reutilização durante o desenvolvimento de software, fornecendo métodos, ferramentas e procedimentos que são adequados para a especificação de modelos e aplicações do domínio.

Os modelos de domínio são especificados e posteriormente evoluídos segundo as atividades de um processo de Engenharia de Domínio, denominado Odyssey-DE. Estas atividades são apoiadas por um conjunto de ferramentas, dentre elas, ferramentas para aquisição de conhecimento, editor de diagramas OO, navegador e ferramenta de documentação.

Os principais usuários são engenheiros de domínio, especialistas do domínio e engenheiros de aplicação responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações no domínio. Os engenheiros de domínio e especialistas utilizam a infraestrutura, principalmente, para especificar e evoluir os conceitos do domínio. Os engenheiros de aplicação utilizam o ambiente para obter conhecimento sobre o domínio da aplicação e reutilizar este conhecimento na especificação de suas aplicações.

 

Financiamento