O Game Reuse é um projeto formado por uma equipe de profissionais apaixonados por jogos educativos e especializados em reutilização de software. O projeto tem como objetivo desenvolver jogos educativos inovadores, que possam ser utilizados em diferentes contextos e áreas do conhecimento, com foco na reutilização de software, visando reduzir o tempo e o esforço necessário para criar jogos educativos de qualidade.
Uma das principais abordagens do Game Reuse é a Reutilização de Software, que consiste em aproveitar recursos, ferramentas e tecnologias já existentes e adaptá-los para a criação de novos jogos educativos. Isso permite o desenvolvimento de jogos de forma mais eficiente e econômica, aproveitando o conhecimento e a experiência acumulada em projetos anteriores.
Além disso, o Game Reuse está comprometido em criar jogos educativos com alta qualidade pedagógica, visando contribuir para a melhoria da educação por meio do uso de tecnologias educacionais. A equipe de pesquisa possui a participação de profissionais das áreas de webdesigner, programação, Engenharia de Software, o que permite uma abordagem multidisciplinar na criação dos jogos.
Além do desenvolvimento de jogos, o grupo também realiza pesquisas para avaliar a efetividade dos jogos educativos em termos de aprendizagem e engajamento dos estudantes. Através de métodos de avaliação, como testes, questionários e observações, o projeto busca aprimorar continuamente seus jogos, garantindo que sejam eficazes como ferramentas de ensino e aprendizagem.
Em resumo, o projeto possui é uma equipe dedicada ao desenvolvimento de jogos educativos com especialização em Reutilização de Software, o que acarreta em um subgrupo de pesquisa denominado Game Reuse que faz parte do grupo Reuse da Coppe/UFRJ sendo coordenado pela professora Cláudia Werner. Sua abordagem inovadora permite a criação eficiente e econômica de jogos educativos de alta qualidade pedagógica, contribuindo para a melhoria da educação e promovendo a disseminação do conhecimento na área.
Algumas publicações / trabalhos desenvolvidos na área de jogos
- D. Castro, G. Xexéo, C. Werner; “Extending Educational Games Across Product Lines”, 13th International Conference on Videogame Sciences and Arts (VJ 2023), Aveiro, Portugal, novembro 2023, pp. 134-149 C. Rodrigues, V. Nazareth, R. Azevedo, P. Barbosa, C. Werner, "Unseen: a 3D immersive experience game for visually impaired individuals”, Workshop sobre Interação e Pesquisa de Usuários no Desenvolvimento de Jogos (WIPlay), Maceió, outubro 2023, pp. 13-27 Castro, D. ; WERNER, C. M. L. Exploring Product Line Concepts in Game Building. In: The 2023 IARIA Annual Congress on Frontiers in Science, Technology, Services, and Applications, Valencia, Spain. 2023. p. 150-152 Castro, D. ; WERNER, C. M. L. . A Multivocal Review on Derivation Games. In: The 2023 IARIA Annual Congress on Frontiers in Science, Technology, Services, and Applications, Valencia, Spain. 2023. p. 144-149 FERNANDES, F. ; WERNER, C. M. L. . Software Product Line for Metaverse: Preliminary Results. 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Desenvolvimento de Jogos e Softwares Educacionais para o Ensino de Engenharia de Software. In: X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2011, Salvador. X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), 2011. v. 1. p. 1-4. Fernandes, L. ; WERNER, C. M. L. . Sobre o uso de Jogos Digitais para o Ensino de Engenharia de Software. In: II Fórum de Educação em Engenharia de Software, 2009, Fortaleza. II Fórum de Educação em Engenharia de Software, XXIII SBES, 2009. v. 1. p. 17-24. DANTAS, A. ; BARROS, M. DE O. ; WERNER, C. M. L. . Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2004, Brasília. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. Brasília: Universidade de Brasília, 2004. v. 1. p. 23-38. VERONESE, G. ; BARROS, M. O. ; WERNER, C. M. L. . A Caminho de uma Abordagem de Apoio à Construção de Jogos de Simulação para Treinamento baseados em Modelos Dinâmicos. In: II Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2003, Salvador. II Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2003. DANTAS, A. ; BARROS, M. O. ; WERNER, C. M. L. . Aplicação de Jogos de Simulação no Treinamento em Gerenciamento de Projetos de Software. In: II Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2003, Salvador. II Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2003.