O Game Reuse é um projeto formado por uma equipe de profissionais apaixonados por jogos educativos e especializados em reutilização de software. O projeto tem como objetivo desenvolver jogos educativos inovadores, que possam ser utilizados em diferentes contextos e áreas do conhecimento, com foco na reutilização de software, visando reduzir o tempo e o esforço necessário para criar jogos educativos de qualidade.
Uma das principais abordagens do Game Reuse é a Reutilização de Software, que consiste em aproveitar recursos, ferramentas e tecnologias já existentes e adaptá-los para a criação de novos jogos educativos. Isso permite o desenvolvimento de jogos de forma mais eficiente e econômica, aproveitando o conhecimento e a experiência acumulada em projetos anteriores.
Além disso, o Game Reuse está comprometido em criar jogos educativos com alta qualidade pedagógica, visando contribuir para a melhoria da educação por meio do uso de tecnologias educacionais. A equipe de pesquisa possui a participação de profissionais das áreas de webdesigner, programação, Engenharia de Software, o que permite uma abordagem multidisciplinar na criação dos jogos.
Além do desenvolvimento de jogos, o grupo também realiza pesquisas para avaliar a efetividade dos jogos educativos em termos de aprendizagem e engajamento dos estudantes. Através de métodos de avaliação, como testes, questionários e observações, o projeto busca aprimorar continuamente seus jogos, garantindo que sejam eficazes como ferramentas de ensino e aprendizagem.
Em resumo, o projeto possui é uma equipe dedicada ao desenvolvimento de jogos educativos com especialização em Reutilização de Software, o que acarreta em um subgrupo de pesquisa denominado Game Reuse que faz parte do grupo Reuse da Coppe/UFRJ sendo coordenado pela professora Cláudia Werner. Sua abordagem inovadora permite a criação eficiente e econômica de jogos educativos de alta qualidade pedagógica, contribuindo para a melhoria da educação e promovendo a disseminação do conhecimento na área.
Algumas publicações / trabalhos desenvolvidos na área de jogos:
- DANTAS, A. ; BARROS, M. O. ; WERNER, C. M. L. . Aplicação de Jogos de Simulação no Treinamento em Gerenciamento de Projetos de Software. In: II Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2003, Salvador. II Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2003. VERONESE, G. ; BARROS, M. O. ; WERNER, C. M. L. . A Caminho de uma Abordagem de Apoio à Construção de Jogos de Simulação para Treinamento baseados em Modelos Dinâmicos. In: II Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2003, Salvador. II Workshop de Jogos e Entretenimento Digital, 2003. Alexandre Ribeiro Dantas. Jogos de Simulação no Treinamento de Gerentes de Projetos de Software. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Claudia Maria Lima Werner. DANTAS, A. ; BARROS, M. DE O. ; WERNER, C. M. L. . Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software. 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(Graduando em Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: (Orientadores: Cláudia Werner e Claudia Susie Camargo). Luiz Henrique G. Palhano Leal. Jogo sério baseado em tecnologia imersiva 3D para deficientes visuais. 2021. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientadores: Cláudia Werner e Claudia Susie Camargo). Ramon Oliveira de Azevedo. Jogo sério baseado em tecnologia imersiva 3D para deficientes visuais. 2021. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadores: Cláudia Werner e Claudia Susie Camargo). FERNANDES, F. A. ; CASTRO, D. C. B. ; RODRIGUES, C. S. ; WERNER, C. M. L. . 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