CodeBoy foi inspirado no jogo Lightbot (GOUWS et al., 2013), utilizando mecânicas bem parecidas, sendo integrado com a ideia de árvore de modelagem da linguagem FODA (Feature-Oriented Domain Analysis)(KANG et al., 1990) no contexto de Reutilização de Software (RS ). Vale lembrar que todas as fases foram criadas pensando em fazer o usuário reutilizar o maior número de movimentos possíveis, para que entenda a necessidade da RS e a importância da reutilização de funções. No CodeBoy, o usuário possui uma árvore de elementos no estilo da linguagem FODA. Do lado esquerdo, é a parte dos elementos obrigatórios, onde o usuário deve programar o boneco para “pegar a estrela” e “passar de fase”. Já o lado direito é a parte opcional,onde o usuário deve “chegar até o baú” e “coletar a moeda bônus” da fase. Na parte debaixo dessa árvore, é mostrada uma função em que o jogador pode “criar um método”que pode ser chamado na árvore principal, ensinando o conceito de reutilização. Nesse jogo, o usuário pode executar as ações de “quebrar obstáculos”, “andar em quatrodireções”, “rotacionar o boneco” para os dois lados, “pular” e “abrir o baú”.