Voltar para o projeto Game Reuse

O projeto trata-se do desenvolvimento de um jogo como ferramenta de estudo do potencial do Áudio Binaural (ou Áudio 3D) como recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O Áudio Binaural é um instrumento de áudio compreendido por tecnologias de Realidade Virtual, isto é, tecnologias que buscam recriar sensações do mundo real em ambientes virtuais através de estímulos sensoriais como imagens e sons. O Áudio Binaural traz efeitos espaciais para o som de aplicações, permitindo que o indivíduo possa identificar a fonte do som. Em Unseen, o jogador se encontra no papel de um investigador que precisa descobrir, através de dicas espalhadas pelo cenário, qual das três obras de um museu foi falsificada. Unseen foi implementado na Unity Engine com poucos recursos visuais e com foco na audiodescrição de todos os objetos de possível interação.O projeto ainda conta com dois mini jogos disponíveis dentro do museu, Genius e Memória Sonora, onde o recurso de áudio foi mais explorado. No Genius, uma sequência de tons é tocada e incrementada a cada fase. O objetivo do jogador é utilizar as setas direcionais para indicar a direção do tom que foi tocado. No jogo de Memória Sonora, o áudio é usado de forma intuitiva para simular a interação com um tabuleiro de 6 cartas em que o jogador precisa casar os pares de cartas com sons iguais.