O objetivo do Odyssey-Arch nesta área é propor um método de recuperação de arquitetura, baseado em modelos estáticos e dinâmicos, e um conjunto de critérios para a comparação das arquiteturas extraídas com objetivo de gerar uma proposta de arquitetura para um domínio. Para tal, são necessários estudos que envolvam a definição de um processo de ED com foco em DBC, o estabelecimento de heurísticas para suporte à construção de componentes e de microarquiteturas de componentes, e o suporte à seleção de estilos arquiteturais. Por outro lado, pesquisas voltadas à Engenharia de Aplicação visam à reconstrução de arquiteturas de software de sistemas legados, com o intuito de apoiar a definição de uma arquitetura de referência para o domínio
A arquitetura de software representa uma disciplina emergente no desenvolvimento de sistemas. O termo arquitetura implica em ambos: uma atividade de projeto e um artefato gerado como resultado. Shaw e Garlan (1996) definem uma arquitetura de software como a descrição dos elementos através dos quais os sistemas são construídos, interações entre esses elementos, padrões que guiam sua composição e restrições sobre estes padrões. Na área de reutilização, a arquitetura desempenha um papel importante, uma vez que representa a estrutura física e lógica dos sistemas, a qual os componentes são conectados. Abordagens como a Engenharia de Domínio (ED) enfatizam a reutilização através da definição de uma arquitetura de referência para uma família de aplicações.
No projeto Odyssey são desenvolvidas pesquisas que enfatizam tanto as atividades de projeto arquitetural de domínio, quanto de aplicações. Na engenharia de domínio, já existe uma ferramenta disponível no ambiente Odyssey para o apoio à seleção e instanciação de um padrão arquitetural para um domínio. Adicionalmente são desenvolvidas pesquisas para construção de arquiteturas baseadas em componentes, numa abordagem top-down. Por outro lado, numa abordagem bottom-up, na engenharia de aplicação, são desenvolvidas pesquisas para reconstrução de arquiteturas de sistemas legados. As pesquisas desenvolvidas para construção de arquiteturas de componentes compreendem o suporte ao projeto arquitetural, no processo de Engenharia de Domínio, apoiado por tecnologias de Desenvolvimento Baseado em Componentes (DBC).