WBVS 2012

II Workshop Brasileiro de Visualização de Software

23 de setembro de 2012
Natal, Brasil
Workshop satélite do CBSoft 2012

Menu: English | Português

WBVS

Chamada de Artigos

Apresentação

Com o crescimento constante dos projetos de software, juntamente com a grande capacidade de processamento dos computadores, novas pesquisas têm sido desenvolvidas para permitir uma melhor compreensão da estrutura, do comportamento e da evolução do processo e do produto de software. Essas pesquisas fazem uso de técnicas e ferramentas de visualização aplicadas ao contexto de software, motivando o surgimento da área de visualização de software.

A visualização de software utiliza-se de abstrações visuais para representar diversas propriedades dos sistemas de software, com o objetivo de revelar padrões e comportamentos que, de outra forma, poderiam permanecer ocultos. Por esta razão, a concepção e uso de recursos visuais é muito importante para a engenharia de software.

É importante notar que a visualização de software é uma área de interesse direto ou indireto de grande parte da comunidade de software. Na Engenharia de Software, as áreas de teste, gerência de configuração, arquitetura, ambientes de desenvolvimento, entre outras, são usuárias potenciais de técnicas para visualização de software.

A visualização de software é uma especialização da visualização de informação. A sinergia com a comunidade de visualização de informação é uma estratégia bem sucedida para uso de recursos já consolidados nesta última. Por este motivo, o workshop inclui temas também relacionados à visualização de informação em sua relação de tópicos de interesse.

Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse do WBVS incluem, entre outros:

  • Visualização de Código Fonte
  • Visualização Dinâmica de Software
  • Visualização de Evolução de Software
  • Visualização de Atividades de Engenharia de Software (e.g., Engenharia de Requisitos, Testes, Manutenção etc.)
  • Visualização de Workflow e Processos de Negócios
  • Visualização de Software em Ambientes de Desenvolvimento
  • Visualização relacionada ao Processo de Desenvolvimento de Software
  • Visualização de Bancos de Dados
  • Visualização do Fluxo de Redes
  • Visualização de software 3D

Instruções para Submissão

As submissões devem ser escritas em português ou inglês. Todas as submissões devem seguir o modelo para publicação de artigos da SBC (disponível em http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=finish&cid=38&catid=32). Todos os artigos serão avaliados por pelo menos três membros do comitê de programa. Haverá submissão para três tipos de trabalhos:

  • Artigos completos (até 8 páginas), apresentando resultados de interesse para o avanço da pesquisa na área.

  • Artigos curtos (até 4 páginas), apresentando ideias inovadoras ou trabalhos em estado inicial.

  • Artigos de desafio (até 2 páginas): os pesquisadores e entusiastas em visualização de software são desafiados a demonstrar a aplicabilidade de suas ferramentas em um projeto de software selecionado para este propósito, sumarizando seus achados em um artigo de desafio. O framework de software livre Demoiselle (http://www.frameworkdemoiselle.gov.br), criado pelo SERPRO, é o objeto desse desafio nesta edição do WBVS. Os interessados são convidados a utilizar suas ferramentas, conceitos e técnicas para revelar dados interessantes sobre este framework, e apresentá-los por meio de abstrações visuais.

O julgamento dos artigos completos e curtos será de acordo com os seguintes critérios: Originalidade e Atualidade, Contribuição e Embasamento Técnico, Relevância para a Chamada de Trabalhos e Legibilidade, Organização e Apresentação. Por outro lado, o julgamento dos artigos de desafio será de acordo com os seguintes critérios: Grau de Inovação, Utilidade Prática,Relevância para a Chamada de Trabalhos e Legibilidade, Organização e Apresentação. Após o julgamento, haverá um período de consenso para resolver possíveis discrepâncias de avaliação.

A avaliação experimental dos resultados é desejável, mas não é uma precondição para submissão de artigos para o workshop. Artigos com propostas inovadoras e promissoras são bem vindos. Recomenda-se fortemente que todos os artigos técnicos apresentem comparações com outros trabalhos relevantes na área. Artigos teóricos devem enfatizar a contribuição para prática da visualização de software. Artigos sobre experimentos práticos devem descrever o método utilizado e interpretar os resultados qualitativos ou quantitativos.

Todas as submissões devem ser enviadas eletronicamente via JEMS (https://submissoes.sbc.org.br) até a data limite para submissão. Um dos autores deverá apresentar o artigo no workshop. Finalmente, os autores devem respeitar as datas para a submissão das versões finais, assim como a inscrição no workshop, para que o artigo possa ser incluído nos anais.

Organização

COPPE/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Computação - Universidade Federal Fluminense

Promoção

Sociedade Brasileira de Computação