Menu Content/Inhalt
Início
Apresentação PDF Imprimir E-mail

Todas as organizações dependem cada vez mais dos seus sistemas de software para executar suas atividades. Sistemas, depois de desenvolvidos, têm que ser adaptados considerando as constantes evoluções: novas leis são promulgadas, novas oportunidades de negócio devem ser desenvolvidas, novas funcionalidades devem ser acrescentadas para acompanhar a concorrência, etc. Além disso, todo produto de software desenvolvido, mesmo com os melhores processos, apresenta defeitos que devem ser corrigidos.

Essa atividade traz muitos desafios às organizações. Isso se deve à própria natureza dos sistemas mantidos (ex: utilizando tecnologias ultrapassadas, pouco documentados, desenvolvidos sem processo bem definido), à falta de preparação das organizações (ex: falta de procedimentos claros de manutenção, recursos escassos) ou à inexistência de métodos adequados para a atividade (ex: carência de processo modernos e de modelos de avaliação).

Necessitando racionalisar o uso de seu recursos em TI, as organizações precisam de novas soluções para aumentar a produtividade de seus mantenedores e prolongar a vida útil de seus sistemas, rentabilizando assim os investimentos feitos neles.

Neste contexto, o Workshop de Manutenção de SoftWare Moderna (WMSWM 2006), agora em sua terceira edição, tem como principais objetivos:

  • Reunir pesquisadores e profissionais interessados em manutenção de software.
  • Identificar problemas prioritários a serem abordados.
  • Divulgar soluções inovadoras para ajudar a manutenção.
  • Estruturar uma comunidade de pesquisadores e profissionais de empresa para promover o desenvolvimento de novas soluções aos problemas práticos.
 
Próximo >