Menu:

Últimas notícias:

09.11.2013:
Inclusão dos eventos.

Engenharia de Linha de Processos de Software (ELPS)

A ELPS consiste na proposta do Projeto CDSoft de uma sistemática de reutilização de processos de software, combinando técnicas e conceitos de Linha de Processos de Software (LPS) e Desenvolvimento de Processos Baseado em Componentes (DPBC).

A LPS desenvolvida é composta por diferentes níveis de abstração complementares com tipos de artefatos relacionados e com representações específicas para lidar com a variabilidade do domínio de processos de software. Mecanismos de rastreabilidade devem ser estabelecidos para realizar mapeamentos entre os artefatos e garantir a consistência entre os modelos do domínio.

Tal abordagem é composta por cinco elementos principais. O primeiro elemento é constituído pela definição de um método (processo de desenvolvimento para e com reutilização de processos de software). O segundo elemento consiste em uma representação para modelagem de variabilidade da LPS com diferentes níveis de abstração e tipos de artefatos. O terceiro elemento trabalha o estabelecimento de mecanismos de mapeamento como um guia para auxiliar no mapeamento de propriedades e variabilidade entre os artefatos do domínio. O quarto elemento consiste na definição de critérios para suportar a organização dos elementos de processos de software em componentes de processos da Arquitetura da LPS. O último elemento é uma infraestrutura de reutilização. Este projeto de pesquisa é baseado na adaptação do ambiente Odyssey, uma infraestrutura de reutilização de software baseado em modelos de domínio de software desenvolvidos pelo Grupo de Reutilização de Software da COPPE / UFRJ.

A ELPS descreve a sequência de atividades para construir uma LPrS, com o desenvolvimento dos artefatos de processos de software a serem reutilizados (processo de desenvolvimento para reutilização), e as atividades para a instanciação de um processo específico de projeto a partir da linha (processo de desenvolvimento com reutilização). Desta forma, a ELPS é dividida em duas fases: Engenharia de Domínio de Processos de Software – EDPS e Engenharia de Projeto de Processos de Software – EPPS.  Cada uma das etapas é dividida em três atividades principais: (1) Análise, (2) Projeto e (3) Implementação.