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09.11.2013:
Inclusão dos eventos.

Contexto

Contexto é um conceito interdisciplinar e possui interpretações em antropologia social, lingüística, filosofia, história e diversos outros domínios. Dilley (1999) discute a idéia de que os fenômenos sociais e culturais são interpretados em relação a uma referência, isto é, dentro de uma perspectiva e uma interpretação contextual. Neste sentido, "um objeto é colocado em contexto, conectado por relações com o seu entorno que sejam relevantes".

Dentro da Ciência da Computação, segundo Bazire e Brézillon (2005), existem definições (mais de 150) sobre o termo contexto que se diferenciam muito em função do domínio sobre o qual estão sendo tratados. Neste grupo de pesquisa, é adotada a seguinte definição: Contexto é uma descrição complexa do conhecimento compartilhado sobre circunstâncias físicas, sociais, históricas e outras dentro das quais ações ou eventos ocorrem (Brézillon, 1999).

Por exemplo, na figura abaixo uma informação contextual relacionada a um sistema de guia turístico indica se o clima está quente ou frio no local onde o turista pretende ir. No entanto, os conceitos "frio" e "quente" não são inferidos apenas coletando a temperatura do ambiente. Outros fatores como localidade, data, hora e condições do tempo devem ser levados em consideração para derivar esta informação e devem estar representados de uma forma clara, unificada e não ambígua para que o sistema entenda que informações influenciam na decisão a ser tomada.

Exemplo de representação de elementos contextuais

Referências

Dilley, R. M., 2002, "The problem of context in social and cultural anthropology", Language and Communication, v. 22, n. 4 (Out.), pp. 437-456.

Bazire, M., Brézillon, P., 2005, "Understanding Context Before Using It: Modeling and Using Context", Proceedings of the 5th international conference on Modeling and Using Context (Context'05), pp. 29-40, Paris, France.

Brézillon, P., 1999, "Context in problem solving: a survey", The Knowledge Engineering Review, v.14, Issue 1, Cambridge University Press, pp. 47-80.