Modelo de Maturidade em Colaboração (CollabMM)
O CollabMM tem como objetivo organizar e apresentar as principais práticas, tanto as existentes na literatura quanto as adotadas nas organizações, que podem ser aplicadas à modelagem de processos para explicitar e ampliar a colaboração. O modelo funciona como um framework que organiza as práticas de colaboração, porém sem se ater a explicar como implementá-las.
Este modelo foi desenvolvido analogamente a outros modelos de maturidade existentes em outros domínios. A base conceitual do modelo foi extraída da literatura de CSCW, cuja pesquisa organizou o corpo de conhecimento sobre colaboração em quatro aspectos de apoio a colaboração (comunicação, coordenação, memória e percepção).
O CollabMM descreve um caminho de evolução progressiva através de quatro níveis de maturidade em colaboração: casual, planejado, perceptivo e reflexivo. A estruturação em níveis de maturidade é uma forma de ajudar as organizações a priorizarem as ações para estimular a colaboração. Para se alcançar um determinado nível, é necessário satisfazer este nível e os seus níveis inferiores.
Cada um dos níveis de colaboração, exceto o casual, engloba um conjunto de objetivos e práticas de colaboração que auxiliam a sua aplicação. Ao todo, o modelo descreve 12 (doze) práticas de colaboração distribuídas em três níveis de maturidade: planejado (4), perceptivo (4) e reflexivo (4). Não existem práticas para o nível casual, uma vez que neste nível não se espera que a colaboração esteja formalmente estabelecida na organização.